8 de novembro de 2009

RELATÓRIO:15 - TP:02 - “Arte: formas e funções” e “Linguagem figurada”.

Área:LÍNGUA Portuguesa TP:02 Data:19/outubro/09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

A oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia dezenove de setembro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. iniciamos a oficina Leitura do texto: “A todos, eu lecionei ”, Comentários sobre o texto e reflexão sobre o papel do professor na Educação.
Na sequência, os professores cursistas socializaram as atividades desenvolvidas com os educandos em sala de aula do TP:02 Unidades 5 e 6. Os professores manifestaram contentamento com a aplicação dos Avançando na Prática, pois as mesmos trouxeram perspectivas diferenciadas.
Para iniciarmos os assuntos do TP02 unidades 07 e 08, o professor formador fez explanações sobre o tema: “Arte: formas e funções” e “Linguagem figurada”. Analisamos algumas obras de artes do pintor expressionista Jean-Baptiste_Debret . E para relacionar com o dia a dia, trouxemos também para reflexão, o provérbio incluso na letra da música “Caras e Bocas” tema da Novela da Rede Globo, - “que caras e bocas me levam para Roma também”.
Seguindo, para maior compreensão sobre o tema abordado formou-se grupos, para que fizessem a aplicabilidade do tema: “A arte: formas e funções” e “Linguagem figurada” 1º grupo: p.78/81; 2º grupo: p.84/92; 3º grupo p.98/102; 4º análise da charge de Quino: Não me grite!
Ouvimos a música de Chico Buarque : Fantasia e logo após, com o sentimento de arte que a música proporciona, os grupos estudaram e discutiram entre si e concluíram expondo seus ponto de vista sobre Arte e Figura de linguagem para a classe. Houve muita interação, pois os professores comentaram sobre as dificuldades de trabalhar obra de arte em sala de aula, por não ter uma base, mas observamos que com o estudo do TP tiveram um grande direcionamento e incentivo.
Assistimos a Perfomance teatral “O Menestrel – “Você aprende” Intérprete:Moacir Reis . Os cursistas comentaram sobre o poder da arte na poesia. E possibilidades de como trabalhar em classe com seus alunos.
Para um norte nas próximas oficinas, pedimos aos professores cursistas que fizessem uma avaliação, em uma folha sem identificação, da realização deste encontro.
E finalizando o curso direcionamos a próxima oficina: Fases do planejamento: escrita, revisão e edição.

Alusão: Brasil Pátria amada idolatrada

Alusão
Texto produzido por uma estudante de 14 anos da rede municipal de Joinville.

"'Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe!E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo...Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido."'

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Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire