14 de novembro de 2009

TP06 Enumeração

  1. ENUMERAÇÃO


1.Começamos uma viagem


2. indo para um lugar encantado


3. em ótima companhia



4. início de férias.



5. Conheceremos várias pessoas



6. e lugares



7. praias lindas



8. o mar murmurando...



9. sem saber para onde ir.



10. Só tínhamos uma certeza,



11. de vitória!!



12. Affe!! Não sei o que aconteceu!




13. O meu coração pula de alegria,



14. não sei se me perdi


15. será que me encontrei?


enumeração (Viagem)
  1. começamos uma viagem

    sem saber pra onde ir

    só tínhamos uma certeza

    aqui teríamos que vir

    encontrar com a Ester

    de quinze em quinze dias

    pra falar de Português

    a linguagem do dia-a-dia

    passamos o ano inteiro

    numa grande correria

    com nossa turma na escola

    os deveres nós cumprimos

    hoje estamos terminando

    as ultimas atividades!

    para pegarmos um trem

    que carregue nossas bagagens!

    Izolda Ferreira da Silva



2.ENUMERAÇÃO

1. Um mundo melhor

2. Não turbe seu coração

3. Viva serenamente

4. Acredite em si mesmo

5. Seja otimista

6. Beijo me liga

7. Viva o hoje

8. Quando você lê,você viaja por meio das palavras

9. E se você não lê?

10.Não desista de seus sonhos

11.Seja criativo

12.A imaginação é mais importante que o saber

13.A educação é um passaporte para uma sociedade melhor

14.Eu me sinto uma criança

15.Com um sorvete na mão

16. Eu vou na casa das minhas primas,elas vão por baixo e eu por cima.

MOTE dos Professores Cursistas - Oficina TP06

  • Grupo 1
    Pensei Gestar
    Criar em mim
    Mundos infinitos

    Levar os mundos
    Plantar, regar,
    Fazer germinar

    Observar por fim
    Um jardim com tudo
    Aquilo que ficou em mim.
    (Aguinaldo/Katiane/Gislaine)

  • Poesia Cativo


    Formação
    Formador
    Professor
    Educador
    Conselheiro
    Amigo
    Cativo
    Dos livros
    Mendigo
    Bendito
    Maldito
    Pelo relapso
    Perseguido pelo
    Salário frágil.
    (Maria José de Arruda/Maria Severina Volpe/ Thaís)

  • Grupo 3
    Quem quiser ter uma educação de qualidade
    Faça o Gestar
    Use sua criatividade
    Buscando sua própria identidade
    Valorizando seus conhecimentos
    E buscando mais informações
    Ensinando com humildade
    Para melhor aprendizagem
    O Gestar é a melhor opção,
    Para nossa qualificação.
    (Conceição/Kátia Andréia/Simone)

  • Grupo 4
    O Gestar em minha vida
    Veio acrescentar
    Apesar da correria
    Narração, descrição, argumentação
    Que complicação!!!!
    Depois de um dia de trabalho
    Vem com os pés em cangalhos
    Que situação!!!!
    Ver mais um TP em ação
    Mas, só de pensar
    Que logo irá acabar
    Saudades irão ficar
    Bolos, salgadinhos e refrigerantes
    Depois socializar
    Celulares iremos trocar
    Para um dia nos contactar.
    (Maria Helena/Ronea Maria/Nívia Roseana/Shirley de Paula)

Mote - Desenvolvendo TP06

MOTE
Gestar - Turma de sábado

Sábado de curso Gestar II
O clima está ameno
O trânsito lá fora é pura calmaria
Ouço apenas o canto dos pássaros
Paredes rosas que dormem.

Ao nosso redor várias cabeças pensantes
Entre os toques do calçado
Da mestra que nos orienta.

No momento inspirados
Com a linguagem poética
Produzimos este mote
Como estratégia
Na produção de texto.

OFICINA: TP06

video

RELATÓRIO:16 - OFICINA: TP06 - ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM

Área:Língua Portuguesa TP: 06 Data:07/novembro/09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

A oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia sete de outubro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a oficina assistindo e fazendo reflexões sobre o vídeo: Vida Maria de Marcio Ramos. Foi muito descontraído, pois cada professor cursista puderam opinar sobre um assunto surgido a partir da leitura do vídeo: Vida Maria “o educando de hoje tem o apoio dos responsáveis na educação escolar?”
Na sequência, os professores cursistas socializaram as atividades desenvolvidas com os educandos em sala de aula do TP:02 Unidades 7 e 8. Os professores manifestaram contentamento com a aplicação do Avançando na Prática, pois as mesmos trouxeram perspectivas diferenciadas.
Para iniciarmos os assuntos do TP:06 unidades 21 e 22, o professor formador fez explanações sobre o tema: “Argumentação e Linguagem” “produção textual: planejamento e escrita”
Seguindo, para explorarmos melhor os assuntos abordados nos Cadernos de Teoria e Prática formou-se grupos, para que fizessem a aplicabilidade do tema: “A arte: formas e funções” e “Linguagem figurada” 1º grupo: analisaram e fizeram aplicabilidade de argumentação no texto: Como nos tornamos diferentes? p.38; 2º grupo: desenvolveram o Ampliando nossas referências com aplicabilidade nos tipos de argumentação p.59; 3º grupo desenvolveram atividade a partir do texto: Na terra do frevo – Rogério Andrade Barbosa p.93; 4º análise e planejamento do texto Espírito Carnavalesco – Moacyr Scliar p.219
Após o intervalo os cursistas socializaram as atividades desenvolvidas em grupo. Houve muita interação, pois os professores explanaram o que entenderam dos exercícios propostos e questionaram sobre alguns pontos relatados no Caderno de Teoria e Prática. O professor formador foi inferindo e coordenando as respostas vindas de outros grupos. Também houve algumas críticas quanto ao conceito de argumentação na página dezoito do Caderno de Teoria e Prática TP06, pois a mesma não está bem clara deixando assim dúvidas quanto implicidade ou explecidade para todo o grupo.
Na sequência trabalhamos estratégias de planejamento com produção de Mote. Dividimos a sala em quatro grupos e cada um produziu um Mote com o tema “Gestar” e depois expôs para a sala. E para finalizar a parte prática da oficina o professor formador junto aos professores cursistas produziram um poema com técnica de Enumeração. A atividade superou as expectativas, pois cada um dos professores queriam escrever mais de uma frase.
Fizemos um sorteio de alguns livros entre os cursistas para animá-los a continuar a caminhada. Foi gratificante, pois os ganhadores deixaram transparecer uma alegria imensa
E finalizando o curso direcionamos a próxima oficina: “Argumentação e Linguagem” “produção textual: planejamento e escrita”.

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire