30 de setembro de 2009

RELATÓRIO:14 - OFICINA INTERCALADAIII DESCRITORES E DISTRATORES

Relatório nº:14
Área:Língua Portuguesa Oficina:Intercalada 3 Data:28/setembro/09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

A oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia vinte e oito de setembro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Iniciamos a oficina assistindo ao Vídeo: Saber e Sabor -Ministério da Educação/TV Escola/Escola Educação, e fizemos reflexões com comentários sobre o mesmo.
Na sequência, conceituamos sobre descritores e distratores e os cursistas foram interagindo com questionamentos do seu dia-a-dia em sala de aula. Depois, através de data show, apresentamos textos com questões e itens relacionados aos descritores e distratores em nível de 6º ano. Logo após, fizemos a aplicabilidade entregando aos professores uma apostila, em nível de 9º ano, com textos, questões e itens sobre descritores e distratores. Houve direcionamento pelo formador para que os professores lessem e respondessem, em conjunto e a professora formadora fez inferências paralelamente.
Seguindo, para maior compreensão sobre o tema abordado formou-se grupos, para que os cursistas lessem e produzissem questões com itens relacionados aos descritores e distratores trabalhados na oficina. Cada grupo pegou do “Balaio-de-Gatos um gênero textual de livre escolha. Os cursistas leram o texto começaram a produzir, mas, visto que a sala tinha bastante dificuldades e devido ao tempo, combinamos que ficasse como tarefa para ser socializado no próximo encontro.
Para que tenhamos um norte na próxima oficina intercalada (livre), pedimos aos professores cursistas que fizessem uma avaliação, em uma folha sem identificação, da realização deste encontro.
Finalizamos o curso com explanação e direcionamento para o próximo encontro: Oficina 3 - TP2 – Unidades 07 e 08, “A arte: formas e função e Linguagem figurada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire