14 de novembro de 2009

RELATÓRIO:16 - OFICINA: TP06 - ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM

Área:Língua Portuguesa TP: 06 Data:07/novembro/09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

A oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia sete de outubro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a oficina assistindo e fazendo reflexões sobre o vídeo: Vida Maria de Marcio Ramos. Foi muito descontraído, pois cada professor cursista puderam opinar sobre um assunto surgido a partir da leitura do vídeo: Vida Maria “o educando de hoje tem o apoio dos responsáveis na educação escolar?”
Na sequência, os professores cursistas socializaram as atividades desenvolvidas com os educandos em sala de aula do TP:02 Unidades 7 e 8. Os professores manifestaram contentamento com a aplicação do Avançando na Prática, pois as mesmos trouxeram perspectivas diferenciadas.
Para iniciarmos os assuntos do TP:06 unidades 21 e 22, o professor formador fez explanações sobre o tema: “Argumentação e Linguagem” “produção textual: planejamento e escrita”
Seguindo, para explorarmos melhor os assuntos abordados nos Cadernos de Teoria e Prática formou-se grupos, para que fizessem a aplicabilidade do tema: “A arte: formas e funções” e “Linguagem figurada” 1º grupo: analisaram e fizeram aplicabilidade de argumentação no texto: Como nos tornamos diferentes? p.38; 2º grupo: desenvolveram o Ampliando nossas referências com aplicabilidade nos tipos de argumentação p.59; 3º grupo desenvolveram atividade a partir do texto: Na terra do frevo – Rogério Andrade Barbosa p.93; 4º análise e planejamento do texto Espírito Carnavalesco – Moacyr Scliar p.219
Após o intervalo os cursistas socializaram as atividades desenvolvidas em grupo. Houve muita interação, pois os professores explanaram o que entenderam dos exercícios propostos e questionaram sobre alguns pontos relatados no Caderno de Teoria e Prática. O professor formador foi inferindo e coordenando as respostas vindas de outros grupos. Também houve algumas críticas quanto ao conceito de argumentação na página dezoito do Caderno de Teoria e Prática TP06, pois a mesma não está bem clara deixando assim dúvidas quanto implicidade ou explecidade para todo o grupo.
Na sequência trabalhamos estratégias de planejamento com produção de Mote. Dividimos a sala em quatro grupos e cada um produziu um Mote com o tema “Gestar” e depois expôs para a sala. E para finalizar a parte prática da oficina o professor formador junto aos professores cursistas produziram um poema com técnica de Enumeração. A atividade superou as expectativas, pois cada um dos professores queriam escrever mais de uma frase.
Fizemos um sorteio de alguns livros entre os cursistas para animá-los a continuar a caminhada. Foi gratificante, pois os ganhadores deixaram transparecer uma alegria imensa
E finalizando o curso direcionamos a próxima oficina: “Argumentação e Linguagem” “produção textual: planejamento e escrita”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire