16 de junho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 01-02-03-04-05-06-07

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Relatório nº: 01 Turma : LP1
Área: L. Portuguesa Apresentação do Gestar II Data: 06-04-2009
Formadora: Ester Schiavi do nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

No dia 09 de março de 2009, às 19h no anfiteatro da Faculdade Estácio de Sá, em Campo Grande – MS, aconteceu a abertura do programa Gestão da Aprendizagem Escolar, Gestar II. Programa este de Formação Continuada de professores do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano – oferecida pelo MEC e aderido pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul para os professores de Língua Portuguesa e Matemática.
O cerimonial teve o início com execução do hino a Mato Grosso do Sul, seguindo com uma apresentação cultural realizada pelo violinista (deficiente visual) Felipe, aluno de Escola Estadual de Mato Grosso do Sul, o qual encantou a platéia.
Logo após, houve a fala do Coordenador Administrativo do Gestar II Roberto Chebel, explanando o objetivo do Programa, seguido da apresentação de slide detalhando do Programa (objetivos, propostas, atores e implementação).
Estiveram presentes e fizeram uso da tribuna os deputados: Marcio Fernandes e Junior Mochi, discursaram sobre o papel da educação no sistema educacional brasileiro e elogiaram a iniciativa do governo de Mato Grosso do Sul, representado pela Secretária de Educação, Nilene da Costa Badeca, pela implantação do Programa Gestar II.
Na sequência, houve o pronunciamento da Coordenada da Educação Básica – COEB, Carla de Britto Ribeiro Carvalho sobre o Programa Gestar II que explicou sobre os critérios de escolha dos Professores Formadores e incentivou-os a continuarem na luta por uma Educação de qualidade.
Para finalizar com chave de ouro, tivemos a palestrante, Profª Drª Elizabeth Billange que discorreu sobre o tema: “Leitura ou Criação da Realidade”, convidando os ouvintes a interagirem durante a aula inaugural.




GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Relatório nº:02 Turma: LP
Área: L. Portuguesa TP: Introdutória Data: 23-03-2009
Formadora: Ester Schiavi do nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

No dia vinte e três de março iniciou-se a segunda apresentação do Programa Gestão da Aprendizagem - Gestar II em Campo Grande – MS. Antes mesmo de começar as atividades já havia professores questionando quanto ao local de execução do projeto, pois o mesmo fica fora de mão. Enquanto os demais atores do Programa iam chegando arrumou-se a sala colocando as carteiras em circulo para maior visibilidade nas atividades a serem desenvolvidas.
Às sete horas iniciou-se o trabalho entregando pastas com kits e crachás. Compareceram 14 professores cursistas dos 29 inscritos. Deu-se início com apresentação da professora formadora, depois realizou-se uma dinâmica (dinâmica do barbante:marcos profissionais), onde os professores apresentaram-se de forma descontraída. Seguindo este momento o formador fez alguns combinados com a turma no que diz respeito a: horário, organização da sala(espaço físico), pontualidade e assiduidade.
Os cursistas saíram para pegar os livros (kits) no retorno deram início ao preenchimento de uma ficha diagnóstica e comentário oral sobre a mesma.
Prosseguimos com a explanação do Guia Geral, apresentando slide e em seguida o formador foi mostrando as páginas do Guia Geral onde encontrariam determinados assuntos com explicações paralelas.
Depois houve um breve intervalo. Ao voltarem o formador começou a exposição sobre os TPs, nisto alguns cursistas ficaram assustados achando que aumentaria em muito o trabalho em sala de aula, mas com várias explicações do formador acalmaram-se. Logo começou-se a orientar sobre o TP 3, manuseio e leitura específica. Logo após foi estipulado o que precisariam trazer para o próximo encontro como lição de casa ( avançando na prática e indo à sala de aula), houve um pequeno alvoroço, pois os professores estavam diante de algo “novo”, foi retomado o assunto que trata dos critérios de avaliação do cursista e, a Lição de Casa é um deles, com isso foi acalmada a situação.


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Relatório nº:03 - Turma : Língua Portuguesa
Área: L. Portuguesa TP:03 Data: 18-04-2009
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese-

No dia dezoito de abril de dois mil e nove, na E E São Francisco Campo Grande -MS realizou-se a quinta oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às sete horas e trinta minutos deu-se início a aula com a leitura de uma mensagem, “ O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem” – Roberto shinyashiki para momento reflexivo.
Na sequência houve a socialização das atividades que os professores cursistas trabalharam em sala com os estudantes. Foi exposto que só alguns cursistas poderiam comentar como planejaram e desenvolveram as atividades, pois o tempo era insuficiente. Foi muito proveitoso, pois falaram das dificuldades e facilidades que obtiveram mostrando exemplos para alguns professores que ainda tinham dificuldades para desenvolver a Lição de Casa.
Seguimos com apresentação de um slide, enfocando os principais tópicos do conteúdo estudado nas Unidades nove e dez do caderno de Teoria e Prática3. Conceituou-se sobre Textos e Gêneros Textuais, segundo: Luiz Antônio Marcuschi , Maria da Graça Costa Val e Rexane Rojo , paralelamente o formador foi questionando os cursistas e fazendo com que houvesse interação nas exposições apresentadas. Para fechar a ideia do bloco assistimos um vídeo com o poema de João Cabral de Melo Neto – “Tecendo a Manhã”
Começamos a trabalhar a Unidade dez, questionando os cursistas quanto aos itens mais relevantes. Interagimos sobre Textos Literários e Textos não-Literários, diferença entre Poesia e Poema. Exploramos também sobre o Texto das Lavadeiras de Mossoró e textos de Cordel.
Dando continuidade os cursistas preparam um plano de aula segundo instruções das atividades do Caderno do Formador, a partir de um dos dois textos das páginas 192-193 - TP3, com atividades de leituras, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais. Planejaram sob o som da música “Bom Dia” de Gil & Milton. Em seguida fizeram a socialização.
Os professores fizeram uma avaliação, mediante suas conclusões, do andamento da oficina e a formadora fêz uma explanação do tema da próxima oficina - unidade 11 e 12, – Tipologia Textual e uma orientação relevante a Lição de Casa – Avançando na Prática.




GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Relatório nº:04 Turma : Língua Portuguesa
Área: Língua Portuguesa TP:3 Data: 27-abril-2009
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

No dia vinte sete de abril de dois mil e nove, na E E São Francisco Campo Grande -MS realizou-se a sexta oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às seis horas e trinta minutos deu-se início a aula com a leitura reflexiva do texto “A Moça Tecelã” – Marina Colasanti .
Na sequência houve a socialização das atividades que os professores cursistas desenvolveram com os estudantes. Foi muito proveitoso, pois os cursistas falaram das dificuldades e facilidades que obtiveram mostrando exemplos claros ajudando assim os professores que ainda tinham dificuldades para desenvolver a Lição de Casa.
Seguimos a aula com questionamentos dos cursistas referentes as Unidades onze e doze do caderno de Teoria e Prática3. Conceituou-se sobre Gêneros Textuais, segundo Bakthin , Tipos Textuais e Sequências Tipológicas, segundo: Luiz Antônio Marcuschi , Maria da Graça Costa Val , paralelamente o formador foi questionando e fazendo interferências interacionais e para deixar mais claro o assunto, exemplificou-se com um quadro de pintura e com outros textos escritos. Continuamos com uma atividade em grupo sobre Tipologia Textual.
Na sequência exploramos atividades em grupo a partir de um texto sugerido pelo caderno do formador – Composição: O salário mínimo de Jô Soares - páginas 194-195-196 - TP3, com atividades de leituras, interpretação visando à análise, caracterização e classificação das Sequências Tipológicas.
Os professores cursistas fizeram uma avaliação, mediante suas conclusões, do andamento da oficina.
Finalizamos o trabalho fazendo a explanação sobre o assunto a ser abordado na próxima oficina - Unidade 13 e 14, – Letramento e direcionamento da Lição de Casa – Avançando na Prática.






GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Relatório nº:05 Turma : Língua Portuguesa
Área: Língua Portuguesa TP:04 Data: 11-maio-2009
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

No dia onze de maio de dois mil e nove, na E E São Francisco em Campo Grande – MS, realizou-se a quinta oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às seis horas e trinta minutos deu-se início a aula com a leitura reflexiva da mensagem – “Semente ” de Jhon Deere.
Na sequência houve a socialização das atividades que os professores cursistas desenvolveram com os estudantes. Foi muito proveitoso, pois os cursistas falaram das dificuldades e facilidades que obtiveram mostrando exemplos práticos ajudando assim os professores que ainda tinham dificuldades para desenvolver assuntos afins.
Seguimos a aula com questionamentos efetuados pelos cursistas referentes as Unidades treze e quatorze do caderno de Teoria e Prática4. Paralelamente o formador foi questionando e fazendo inferências interacionais, para deixar o assunto mais conciso.
Foi conceituado o tema Letramento segundo Mary Kato , Magda Soares , Ângela Kleiman e Tfouni . Fomos exemplificando com relato do cotidiano dos cursistas. Também trabalhamos sobre como conhecer, relacionar e reconhecer Leitura.
Na sequência os cursistas desenvolveram atividades, plano de aula, em grupo a partir de um texto sugerido pela Lição de Casa – Cidadezinha Qualquer - Carlos Drummond de Andrade – Páginas: 97, 98 e 99 - TP4, com atividades de leituras, interpretação e produção de texto.
Finalizamos o trabalho fazendo a explanação sobre o assunto a ser abordado na próxima oficina - Unidade 15 e 16-TP4, – Letramento/Leitura e direcionamento da Lição de Casa – Avançando na Prática.





GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Relatório nº:06 Turma : Língua portuguesa
Área: Língua Portuguesa TP: intercalada Data: 25-maio-2009
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

No dia vinte e cinco de maio de dois mil e nove, na E E São Francisco em Campo Grande – MS, realizou-se a primeira oficina intercalada do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às seis horas e trinta minutos deu-se início a aula.
Iniciamos a oficina com a socialização de experiências que os professores cursistas tiveram durante as aplicações, aos estudantes dos Avançando na Prática das unidades anteriores – Gêneros e Tipologia Textuais. Foi muito proveitoso, pois os cursistas falaram das dificuldades e facilidades que obtiveram mostrando exemplos práticos ajudando assim os professores que ainda tinham dificuldades para desenvolver assuntos afins. Alguns professores comentaram sobre a dificuldades de entendimento com a coordenação, o que tem dificultado o bom andamento do trabalho.
Seguimos a aula com questionamentos efetuados pelos cursistas referentes as Unidades já estudadas. Paralelamente o formador foi questionando e fazendo inferências interacionais e para deixar o assunto mais conciso assistimos um slide com explicações e exemplificações de Textos, Gêneros e Tipos Textuais, este mostrando o desempenho lingüístico dado pelo textos que não é só por frases e palavras – mas também não descuidar que é por meio de frases e palavras que os textos se constroem e a classificação de textos como gênero com sua abordagem do texto na sua dimensão social e cultural.
Recebemos em sala a visita dos Coordenadores do Gestar II: Coordenadora Pedagógica Nilce Romero Lucchese e Coordenador Administrativo Roberto Chebel. Conversaram com os cursistas sobre o andamento do curso e as expectativas destes. Fez-se uma avaliação por escrito sobre o andamento do curso.
Dando procedimento* os cursistas desenvolverão uma atividade em grupo. Formaram um círculo no centro da sala e fez-se a brincadeira da “batata quente”, quem pegasse a batata deveria pegar um texto do “Balaio de Gatos” e explicar para os demais colegas as características de Gêneros, e sequências Tipológicas tendo como fio condutor, os conceitos fundamentais trabalhados nas Unidades, Gêneros e Tipos Textuais. Logo após, formarm dois grupos para planejar uma aula. Houve as seguintes explicações: um grupo retirará um texto o do “Balaio de Gatos” e a partir deste planejará uma aula para que o aluno possa entender Gêneros e Sequência Tipológica, outro grupo escolherá um texto para planejar a oralidade (textos Jaculatórios) e outro grupo abordará uma aula em que possa ser feito textos com formas (características) de um gênero mas com finalidade de outro e assim foi realizado.
Finalizamos o trabalho reforçando a explanação sobre o assunto a ser abordado na próxima oficina - Unidade 15 e 16-TP4, – Letramento/Leitura e direcionamento da Lição de Casa – Avançando na Prática.



GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Relatório nº:07 Turma: Língua Portuguesa
Área: L. Portuguesa TP:4 Unidades 15 e 16 Data: 06-junho-09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

No dia seis de junho de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS, realizou-se a sexta oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a aula com um fundo musical interpretado por Zé Ramalho – Admirável Gado Novo e Gabriel Pensador – Palavras Repetidas, referindo às atividades do TP4 – Escrita, Crenças e Teorias.
Iniciamos com uma socialização das atividades desenvolvidas com os estudantes, houve comentários detalhados do desenvolvimento do Avançando na Prática, das dificuldades e facilidades que tiveram mostrando exemplos práticos que ajudam os professores nas dificuldades para desenvolver assuntos afins.
Seguimos com questionamentos efetuados pelos cursistas referentes as Unidades estudadas, quinze e dezesseis, do caderno de Teoria e Prática 4, paralelamente fui fazendo inferências, para deixar o assunto mais conciso.
Fizemos a interpretação do tema – Unidade quinze “Mergulho no texto” sobre: Por que e para que perguntar, como chegar à estrutura do texto, e quando queremos aprender. Na Unidade dezesseis trabalhamos sobre: Escrita, crenças e teorias, o ensino da escrita como prática comunicativa e a escrita no desenvolvimento comunicativo.
A partir do entendimento teórico passamos a fazer a aplicabilidade das Unidades com atividades em grupo. Fui fazendo inferências conforme as necessidades surgiam. No final, os grupos expuseram para a sala as suas conclusões.
Seguindo, fizemos um planejamento para uma aula dramatizada, p. 172 – TP4 do Avançado na Prática, com uma aula diferenciada. Os professores dramatizaram com muita descontração e o resultado foi satisfatório.
Continuamos com uma Dinâmica de raciocínio rápido com questões de concentração, por exemplo: Portugal tem 7 de setembro? O cursista pegava um papelzinho de um recipiente, neste estava uma questão e ele deveria indicar alguém para responder e se a pessoa não conseguisse passava para outra. Todos entraram no clima alegre e despertou em alguns professores o desejo de fazer com seus alunos.
Nesta fase fez-se uma avaliação da oficina dezesseis para saber se o objetivo da oficina foi atingido e se a unidade trouxe novidades, se aprenderam algo novo, que reflexões o texto possibilitou que se fizesse para nortear os próximos encontros.
Finalizamos o curso com explanação e direcionamento das próximas Unidades dezessete e dezoito TP5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire