4 de julho de 2009

RELATÓRIO:08 - OFICINA: COERÊNCIA

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Relatório nº:08 Área: L. Portuguesa TP:05 - Unidades 17 e 18 Data: 08-junho-09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

No dia vinte e dois de junho de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS, realizou-se a oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às dezoito horas e trinta minutos iniciamos a aula com um fundo musical referindo-se a atividades 17 do TP5 – Estilística e Coerência - Trem de Ferro, sob a interpretação de Milton Nascimento e Trem de Ferro interpretada por Marcelo Rauta ,
Iniciamos com uma socialização das atividades desenvolvidas com os estudantes, houve comentários detalhados do desenvolvimento do Avançando na Prática das dificuldades e facilidades que tiveram. Falaram de trabalhos práticos que ajudam os professores nas dificuldades para desenvolver assuntos afins.
Seguimos com questionamentos efetuados pelos professores referentes as Unidades estudadas, dezessete e dezoito, do caderno de Teoria e Prática 5, paralelamente fizemos inferências aos cursistas quanto a aplicabilidade, mostrando exemplos práticos para interação da proposta pedagógica.
Ouvimos e analisamos a Música “Valsinha” de Chico Buarque sobre: análise e estrutura, rimas, marcadores da narrativa, instância lexical, eixo paradigmático, métrica, metáforas e rimas. Continuamos, com interpretação oral de textos (poema) da Unidade dezessete “Estilística”. Logo após, assistimos a um slide de um jogral do poema Trem de Ferro de Manuel Bandeira e houve comentários de como adequar a realidade de sala de aula.
Para adentrarmos a Unidade 18, assistimos ao filme assistimos ao filme “Ilha das Flores” de Jorge Furtado interpretamos oralmente a coerência na relação verbal e o não-verbal e analisamos a construção do texto e suas unidades de sentido.
Continuando, os professores produziram um pequeno texto a partir da mensagem dada. “ Por toda vida estamos em busca da juventude, o grande duelo da beleza” Depois recortaram de revistas palavras para substituir as escritas e colaram numa cartolina. Terminado a confecção do texto, buscaram e adequaram uma figura de acordo com o título do texto.
Finalizamos o curso com uma atividade disparadora para as próximas Unidades dezenove e vinte TP5 – “Coesão Textual e Relações Lógicas do Texto”.


Nascimento, Milton – mpg – Média Player Classic.
Rauta, Marcelo – Coral - Trem de Ferro ( Manuel Bandeira) - mpg Média Player Classic
Buarque, Chico. - A valsinha - Mpg – Média Player Classic
Bandeira, Manuel. Trem de Ferro – Média Player Classic
Furtado, Jorge. Mpg – Média Player – WWW.Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire