13 de julho de 2009

RELATÓRIO09: COESÃO E RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO

Relatório nº:09 Área: L. Portuguesa TP:5 -Unidades 19 e 20 Data: 04-julho-09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

Na manhã do dia quatro de julho de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS, realizou-se UMa oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a aula com um fundo musical, Luar do sertão sob a interpretação de Milton Nascimento1 e Luiz gonzaga2 e Nave Terra interpretada por Rita Lee3 , referindo-nos a unidades 19 e 20 do TP5 – Coesão e relações Lógicas no texto.
Iniciamos com uma socialização das atividades, Avançando na Prática das Unidades 19 e 20, desenvolvidas com os estudantes em sala. Houve comentários detalhados do desenvolvimento do Avançando na Prática, das dificuldades e facilidades que os cursistas tiveram mostrando exemplos práticos que contribuem na interação da proposta.
Seguimos a aula com questionamentos efetuados pelos cursistas referentes as Unidades estudadas dezenove e vinte, do caderno de Teoria e Prática 5, paralelamente fui fazendo inferências, para deixar o assunto mais conciso.
Fizemos a aplicabilidade do assunto das Unidades 19 e 20, com atividade em grupo – a sala foi dividida em três grupos: grupo 1: relações lógicas de temporalidade caracterizando o verbal e o não-verbal através de perguntas e explicações; e produção oral de uma narrativa a partir de figuras distribuída aos participantes da oficina. Grupo 2: montagem de quebra-cabeça com texto escrito, mostrando as diversas complexidades existente a partir da fragmentação dos parágrafos; e produção de um texto aplicando a coesão nas mensagens produzidas na oficina anterior. Grupo 3: atividade de relações lógicas com produção escrita, através de imagem sem identificação escrita, fazendo aplicabilidade de marcas lingüísticas coesivas e as substituições das mesmas por palavras com mesmo sentido; e apresentação de um personagem através de dramatização expondo só os adjetivos de negatividade, seguindo com uma produção escrita, comparação do texto escrito com os adjetivos do personagem descritos e finalmente a apresentação do texto original.
Continuando, houve a elaboração escrita e individual de um texto publicitário explorando a construção de significados de múltiplas maneiras. Foi exemplificado pelo formador e depois cada um fez a atividade usando com recursos visuais e lingüísticos. Acertou-se que fosse elaborada as frases por meios negativos, aliada a informação de um produto e que não explicitasse todas as informações com o objetivo de criar suspense.


1.Nascimento, Milton – mpg – Média Player Classic.
2.http://vagalume.uol.com.br/luiz-gonzaga/luar-do-sertao.html - 43k
3.http://vagalume.uol.com.br/rita-lee/nave-terra.html - 36k

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire