13 de agosto de 2009

OFICINA 10 - INTERCALADA II

Relatório nº:10
Área: L. Portuguesa
TP:intercalada 2
Data: 01-agosto-09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

Realizamos a oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Na manhã do primeiro dia de agosto de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a oficina a leitura de uma mensagem para reflexão: Saco de Carvão – autor desconhecido.
Continuamos com a socialização das atividades, Avançando na Prática das Unidades 19 e 20 – Coerência e relações lógicas do texto, desenvolvidas com os estudantes em sala. Os cursistas comentaram sobre o desenvolvimento do Avançando na Prática. Nestas Unidades especificamente, os cursistas tiveram exemplos práticos muito satisfatórios, demonstrando alegria por cumprir esta etapa.
Fizemos a aplicabilidade, fechamento, do assunto das Unidades estudadas: TP3, TP4 e TP5, com atividade de interpretação e exposição. A sala foi dividida em grupos: “Ampliando referências”– grupo1: “Letramento” - TP4-p.54, grupo 2: “Por que meu aluno não lê” -TP4-p.147, grupo 3: “Palavras TP5–p.54” grupo4:”Coesão e Coerência textual -TP5-p.166”.
Após o intervalo trabalhamos a dinâmica “Balaio-de-gatos” com a seguinte disposição: o cesto com diversos gêneros textuais colocado ao centro da sala de aula serviu para que cada cursista, ao comando do formador, pegasse um texto e lesse para explicar à sala quanto ao gênero e suas respectivas sequências tipológicas. Havia alguns cursistas com dificuldade de classificar tanto os gêneros textuais quanto os tipos textuais, mas foi explicado e exemplificado pelo formador. Ficamos com o compromisso de sempre voltar a exercitar o tema.
Por fim, discutimos sobre o projeto do Programa Gestar II a ser executado nas escolas com cursistas e educandos. Alguns professores trouxeram o tema, outros foram direcionados e há quem já está executando. Falamos também sobre o desenvolvimento formal(estrutura) do projeto, datas prováveis para comilança e subsidiamos com dicas de filmes, livros, palestras e mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire