19 de setembro de 2009

RELATÓRIO 11 - TP1 - "Os textos como centro do ensino da língua"

Relatório nº:11 Área: Língua Portuguesa TP:1 Data:17-agosto-09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

A oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia dezessete de agosto de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Às dezoito horas e trinta minutos iniciamos a oficina com a leitura do poema: Aula de Português – Carlos Drummond de Andrade , para dar o fio condutor da oficina.
Continuamos com a socialização das atividades, Avançando na Prática das Unidades 19 e 20 – Coerência e relações lógicas do texto, desenvolvidas com os estudantes em sala, pois alguns professores deixaram para expor nesta oficina.
Fizemos aplicabilidade do assunto com atividade das seções 1-2-3 e Ampliando nossas referências em grupos, sendo que: grupo 1: “interrelações língua e cultura/dialetos e registros do Português”p.40, - grupo 2: “Ampliando referências” p.44-49 – grupo 3 “Norma culta/Texto Literário/Modalidade da Língua”p.87 e grupo 4: oficina texto “A outra senhora” p.168.
Determinamos um tempo para preparação e apresentação, em seguida, cada grupo socializou para todos da sala com exposições e questionamentos do tema sugerido. Na abordagem, os cursistas fizeram intervenções exemplificando com experiências vivenciadas. Houve maior discussão quanto a variação linguística (registros) apresentado por Travaglia L. C. A aula seguiu com inferências e questionamentos dos formadores.
Ressaltou-se sobre a importância do projeto do Programa Gestar II ser executado nas escolas com cursistas e educandos. Alguns professores trouxeram o tema e outros já comentaram do desenvolvimento do mesmo. Enfatizou sobre o desenvolvimento formal(estrutura) do projeto.
O curso foi encerrado com a explanação e direcionamento das próximas Unidades TP1 – “Os textos como centro do ensino da língua”.

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