19 de setembro de 2009

RELATÓRIO 13 - TP02 "Gramática Normativa, Descritiva e Internalizada"

Área:Língua Portuguesa TP:02 Data:12/setembro/09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Coordenadora- Nilce Romero Lucchese

A oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia doze de setembro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a oficina com uma mensagem de Rubem Alves e fizemos reflexão.
Na sequência, passamos alguns provérbios e orientamos para que os cursistas em grupo, produzissem gêneros textuais de livre escolha e que estivesse implícito um provérbio. Grupo 1: produziu um anúncio publicitário, grupo 2: produziu um poema, grupo 3: produziu uma dramatização e o grupo 4: produziu uma fábula.
Seguimos fazendo a aplicabilidade das unidades 5 e 6 do Caderno de Teoria e Prática “Gramática Normativa, descritiva e internalizada”. Em seguida, a classe foi dividida em 4 grupos para realização das atividades: Grupo 1: planejar aula a partir do ensino produtivo e do ensino descritivo/reflexivo; grupo 2: ampliando as nossas referências - questões ligadas ao ensino da gramática; grupo 3: organização da frase e do período; grupo 4: artigo - o Vôo da Asa Branca: uma reflexão sobre a Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa de Dioney Moreira Gomes
Para socialização da atividade anterior fizemos a dinâmica “do boneco” em que cada grupo deveria ficar responsável por uma parte e relacioná-la com o tema trabalhado (escrever palavras ligadas ao Gestar II e ao tema): grupo 1: confeccionar a cabeça, grupo 2 o tronco, grupo 3 membros inferiores e grupo 4 membros superiores. Foi uma atividade muito proveitosa, pois os cursistas foram criativos interagindo e refletindo sobre o seu papel na sala de aula, e portanto, atingiram ao objetivo determinado.
Descontraímos com leitura do texto do curso de Letras da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
Para compreendermos melhor sobre variantes linguísticas e conhecimento de mundo, os cursistas produziram um gênero textual, bilhete com as seguintes instruções: escreveram numa mesma folha de papel (circulando de carteira em carteira) um bilhete, cada um produziu com variantes regionais diferentes e segundo tema proposto pelo professor formador. E para refletimos assistimos a um vídeo : “Como o brasileiro elogia uma mulher”.
Finalizamos o curso com explanação e direcionamento do próximo encontro: Oficina intercalada 3 – tema descritores e distratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire