10 de dezembro de 2009

INTERCALADA 04

Área:Língua Portuguesa TP: Intercalada 4 Data:28/novembro/09


Formadora: Ester Schiavi

Foi realizada no dia vinte e oito de novembro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a oficina fazendo a socialização das atividades do Caderno de Teoria e Prática: TP06 unidades 23 e 24, processo de produção textual: revisão e edição que os professores cursistas trabalharam com os alunos em sala.
A seguir assistimos ao filme: Narradores de Javé[1] dirigido por Eliane Caffé, lançado em 2003. Seguindo organizamos a sala em círculo e começamos a fazer comentários. Cada professor foi dizendo o que entendeu da mensagem do filme e da educação de modo geral. Suscitou um debate muito produtivo, porque confronta o público que o assiste com uma variedade de significados emergentes das vivências de seus personagens. Ele nos permitiu questionar os modelos de interpretações da história de nossa sociedade marcada por fatos que se encaixam nos modelos pré-determinados, apagando conflitos, temores, esperanças e motivações de homens e mulheres. Esse apagamento nega as suas presenças enquanto sujeitos históricos que se constroem e se reconstroem na dinâmica da vida social.
O filme nos mostrou um recurso didático importante para as discussões sobre os sentidos da história e os caminhos da construção do conhecimento histórico.
Para termos um norte na próxima oficina, pedimos aos professores cursistas que fizessem uma avaliação sobre a realização deste encontro.
Finalizamos o curso com explanação e direcionamento para o próximo encontro: Oficina avaliativa. Antecipamos aos professores que era necessário trazerem os projetos prontos para exposição aos demais da sala (mesa redonda).




[1] Acesso em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://omapadamina.zip.net/images/narradores.jpg&imgrefurl=http://omapadamina.zip.net/arch2008-08-01_2008-08-

Um comentário:

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire