10 de dezembro de 2009

TP:06 PRODUÇÃO TEXTUAL: REVISÃO E EDIÇÃO

Área:Língua Portuguesa TP: 06
Data: 21/novembro/09
Formadora: Ester Schiavi do Nascimento


A oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II, foi realizada no dia vinte e um de outubro de dois mil e nove, na Escola Estadual São Francisco em Campo Grande – MS. Às sete horas e trinta minutos iniciamos a oficina assistindo um slide: “Frases perfeitas” de Vários pensadores: Willian Shakespeare, Bill Milton, Pablo Picasso, Flora Cavalcanti, Charles Chaplin, Leonardo da Vinci, Goeth, Martin Luther King. fizemos reflexões ligadas a educação.
Na sequência, os cursistas socializaram as atividades desenvolvidas com os educandos em sala de aula do TP:06 Unidades 21 e 22. Os professores comentaram sobre as dificuldades dos educandos na elaboração de textos argumentativos, mas com a aplicação do Avançando na Prática, tiveram perspectivas diferenciadas como exemplo, produção de textos coletivos.
Para explorarmos os assuntos do Caderno de Teoria e Prática: TP06 unidades 23 e 24, assistimos a um slide com tópicos relacionados ao processo de produção textual: revisão e edição e Literatura para adolescentes. Coletivamente íamos inferindo questões relacionadas ao dia-a-dia do professor e analisando como melhor desenvolver a edição e publicação no processo de produção textual.
A aplicabilidade do assunto foi feito em discussão coletiva. Trabalhamos: 1. “O conhecimento das principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleções de obras”, 2.”Analise dos critérios de correção e sugestões de códigos para a correção” e 3. “a produção textual, fazendo perguntas ao texto segundo indicação” de Calkins[1] (2002: 166 e 167).
Seguindo apresentamos em power point alguns slides com frases de gafes retiradas de jornais e de avisos paroquiais. Fizemos as intervenções paralelas nas redações das gafes. Os professores comentaram como podemos ensinar e divertir ao mesmo tempo. Também produzimos um texto coletivamente a partir do trava-língua: “O rato Roeu a roupa do rei de Roma”.
Logo após os cursistas socializaram sobre atividades desenvolvidas em sala de aula com os alunos durante o ano letivo, falaram do desenvolvimento do Gestar na escola. Houve muita interação, pois os professores explanaram sobre facilidades e dificuldades dos exercícios propostos nos Cadernos de Teoria e Prática. O professor formador foi interferindo e coordenando perguntas e respostas vindas do grupo.
E finalizando o curso direcionamos a próxima oficina “intercalada”.

[1] Acesso em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102...script=sci...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog pantaneiro

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão >Paulo Freire